quinta-feira, 13 de agosto de 2009
Elvis Presley também é gastronomia - As comidas do prediletas do rei
Dia 16 chegou!!!. Uma data muito especial por ser meu aniversário e também por ser a data de morte de dois artistas que amo muito: Dorival Caymmi e Elvis Presley.
Neste momento falando de Elvis Presley o nosso rei do rock eterno, não poderia deixar de ser homenageado com um sensacional almoço de seus pratos prediletos.
Genial a idéia e mais ainda a combinação de sabores e aromas. Graças a parceira de Dalizio Moura intérprete do rei e a Costelaria Berlim, todos tiveram a oportunidade única de degustar essas delicias.
Para quem não sabe, Elvis Presley nasceu e foi criado na região sul dos Estados Unidos, onde a população negra é predominante e que tem uma culinária rica e apetitosa denominada "creole cuisine".
A culinária créole é uma cozinha rica em cultura, história e ingredientes, com sabores e apresentação de fazer inveja atualmente a qualquer cultura européia.
Quando habitada somente por nativos, essa região possuía uma comida muito simples em que eram utilizados somente ingredientes locais, tais como as caças, vários tipos de raízes, legumes e muitas frutas. Após o início das colonizações, a culinária foi modificada pela influência dos franceses, dos espanhóis e dos britânicos, e com isso ganhou temperos e combinações diferentes de acordo com seus colonizadores.
Eram chamados "créoles" os descendentes da aristocracia européia que, por não serem os primogênitos, não tinham direito às terras da família na Europa e se mudavam para as colônias. Como eram pessoas de posses e gostos refinados levavam suas preferências culinárias, com as respectivas receitas e, às vezes, até mesmo os cozinheiros e alguns ingredientes.
Depois vieram ainda os africanos, sobretudo para trabalhar nas plantações de cana-de-açúcar, e com eles também seus costumes alimentares. Desde então, o quiabo é um dos ingredientes-chave da comida créole. Mais tarde ainda vieram, por intermédio dos britânicos, os trabalhadores indianos com suas fabulosas especiarias. A mistura dos ingredientes e costumes de cocção locais com outras técnicas européias, africanas e, em menor escala, indiana, resultou em uma comida rica e de personalidade, e que vale a pena conferir.
No almoço do dia 16 pudemos degustar as seguintes delícias:
Roast beef,
. Perú Americano,
. Chili com carne,
. Costela de porco com molho barbecue,
. Fusilli com legumes,
. Friends Chicken –frango frito,
. Jambalaya – arroz,
. Milho verde cozido,
. Batata assada,
. Sweet Potatoes at whisky (or Boubon) Batata-doce no whisky
. Molho barbecue,
. Creme de amendoim e ainda mais a especialidade da Costelaria Berlim: a costela assada no bafo.
Veja as fotos e se delicieeeeeeee!!!!
Informações culturais no site www.terra.com.br
Costelaria Berlim - www.costelariaberlim.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967
Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...
-
Como estudante e pesquisadora na área de gastronomia sempre procuro comprar livros ou algum material relacionado a alimentos e bebidas, e ...
-
Pessoal, encontrei mais uma preciosidade no meu acervo da querida Helena B. Sangirardi -o livro A Alegria de Cozinhar, vigéssima edição de ...
-
Que tal relembrar e fazer deliciosas receitas dos anos 60/70? O Natal está chegando e decidimos compartilhar as delicias dos tempos das vovó...
Um comentário:
deve ter ficado uma delícia toda essa culinária ..hummmmm..Q pena eu não ter ficado para esse almoço.
Mas prometo visitar Sorocaba mais vezes.bjs e parabéns. VIVA ELVIS!!
Postar um comentário