quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Série grandes damas da gastronomia - Irmãs Rocha e as delícias da cozinha alagoana


Exatamente hoje completa quatro anos que o estado de Alagoas faz parte da minha vida de forma tão intensa e abençoada. Sempre viajo para o Nordeste, mas Maceió-AL é o meu xodó da região! Fiz meu estágio em uma das maiores redes de hotéis do mundo lá, mergulhei a fundo na culinária regional e posso dizer com satisfação e empenho sobre a gastronomia alagoana.

Primeiro passo para falar sobre a gastronomia alagoana é a sensacional história das irmãs Rocha (foto acima), a saga culinária das seis irmãs que cresceram no engenho Varrela na cidade de São Miguel dos Campos-AL é encantadora.  Seguindo a boa tradição da culinária nordestina, a cozinha das irmãs é o registro das comidas de engenho que soube balancear as influências européias, africanas e indígenas em sua cozinha.

Durante alguns anos o restaurante das Irmãs Rocha funcionou em uma linda casa no bairro da Jatiuca em Maceió. Tive o prazer de realizar uma visita técnica aos cuidados da Cecilia uma das donas do estabelecimento. A mesa de delicias regionais salgadas e doces era impecável, além do cardápio a la carte e o rodizio de petiscos, sendo um dos primeiros lugares do país a ter este tipo de serviço.

No ano passado(2008) por motivos pessoais o restaurante fechou as portas e com certeza deixou um grande vácuo para os apreciadores de uma gastronomia de qualidade rica em tradição e história.

Aqui deixo minha homenagem e minhas deliciosas lembranças do restaurante regadas ao caldinho de camarão  mais gostoso que já provei.

Aproveite e conheça mais sobre a arte das irmãs Rocha através do livro Delícias da cozinha Alagoana este da foto.

_______________________________________________________________________________
Enquanto não compra o livro, aproveite uma das receitas publicadas no livro:
******************BRASILEIRA DA CAETANA************************************

Caetana era uma antiga escrava do Dr. Leocádio Vieira proprietário do Engenho Cumbe em Marechal Deodoro-AL. Depois da abolição, Caetana costumava vender doces em tabuleiros nas ruas de Maceió.

INGREDIENTES

1 COCO RALADO GRANDE,
1 XÍCARA DE AÇÚCAR,

1 COLHER DE SOPA DE MANTEIGA,
1 OVO INTEIRO,
2 XÍCARAS DE FARINHA DE TRIGO,
1 COLHER DE CHÁ DE FERMENTO EM PÓ.

MODO DE PREPARO
MISTURAR O COCO E O AÇÚCAR, LEVAR AO FOGO RAPIDAMENTE SÓ PARA DERRETER O AÇÚCAR. DEIXAR ESFRIAR UM POUCO E JUNTAR A MANTEIGA.
QUANDO ESTIVER TOTALMENTE FRIO, ACRESCENTAR O OVO, A FARINHA DE TRIGO E O FERMENTO.
SE O COCO FOR MUITO GRANDE, ACRESCENTAR MAIS UM POUCO DE FARINHA DE TRIGO. A MASSA DEVE FICAR CONSISTENTE SEM CAIR DA COLHER.
COLOCAR EM UMA ASSADEIRA LIGEIRAMENTE UNTADA E POLVILHADA COM FARINHA DE TRIGO, LEVAR PASSA ASSAR NA PARTE MAIS ALTA DO FORNO.
CUIDE PARA NÃO CORAR, SE PREFERIR PEQUENOS BOLINHOS, COLOCAR A MASSA NA ASSADEIRA AS COLHERADAS.

2 comentários:

Gustavo Rios disse...

Onde posso comprar o livro. Procurei na internet e sebos e não encontrei. Moro em Recife-PE.

Chef Mariana de Castro disse...

Olá!
No site
www.estantevirtual.com.br, tem um sebo vendendo lá.
Abraço e obrigada pelo seu contato.
Mariana

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...