terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Um brinde ao ano novo - Feliz 2010 a todos
O próximo ano está chegando, então vamos recebê-lo com um brinde de champagne e uma deliciosa receita de lentilhas.
A palavra réveillon é de origem francesa e nunca foi aportuguesa. Inicialmente significava refeição feita tarde da noite e aqui no Brasil significa comemorações que marcam a ceia e passagem para um ano novo.
Sendo uma ceia mais festiva e descontraída do que a do Natal, a comemoração é mais aberta feita muitas vezes nas ruas, clubes, hotéis e até na praia.
A bebida símbolo é sempre o champagne, mesmo para aqueles que não bebem o brinde no momento da virada é algo muito prazeroso e simboliza o desejo de um ano novo cheio de realizações.
Não só o champagne representa este ritual, mas muitas pessoas acreditam que comer lentilhas trás fortuna no próximo ano e assim escolhi duas receitas para vocês com estes ingredientes.
Então tin tin ao ano novo, que seja repleto de amor, paz, saúde, prosperidade e que este clima de celebração perdure não só na sua cozinha, mas por toda a sua vida.
Tutu de lentilhas (Tutu da fortuna)
500 gramas de lentilhas,
1 maço de alho poró,
150 ml de creme de leite,
300 gramas de farinha de rosca,
3 colheres (sopa) azeite,
1 folha de louro,
1 pitada de cominho,
sal e pimenta do reino a gosto.
Modo de preparo
1) Lavar bem as lentinhas e colocá-las em uma panela com 2 litros de água, com a folha de louro e algumas folhas verdes do alho-poró.
2) Levar ao fogo até abrir a fervura, apagar o fogo e deixar tampado por meia hora. Passados esses 30 minutos, reacender o fogo e cozinhar as lentilhas até ficarem macias, mas inteiras (cerca de 20 minutos no fogo baixo).
3) Escorrer as lentilhas (reservar um pouco de caldo), separar cerca de ¼ de lentilhas mais inteiras. Amassar bem o restante e descartar o louro e o alho-poró.
4) Aquecer o azeite e nele refogar a parte branca do alho poro, bem picadinha. Assim que ficar transparente (10 minutos aproximadamente), juntar as lentilhas amassadas, o creme de leite, o cominho e também um pouco do caldo.
5) Deixar ferver e juntar as lentilhas inteiras e acrescentar a farinha de rosca aos poucos até engrossar o tutu, corrigir o sal e a pimenta e está pronto!
Arroz com champagne
5 xícaras (chá) de arroz branco já cozido,
50 gramas de manteiga,
1 xicara (chá) cogumelos fatiados,
2 colheres de (sopa) de caldo de carne ou legumes,
1 colher de (sopa) páprica (opcional),
1 copo de champagne 300ml.
Modo de preparo
1) Derreter a manteiga, juntar os cogumelos, os temperos, a champagne e deixar levantar fervura.
2) Acrescentar o arroz e mexer bem. Está pronto, só servir!
Deus abençõe nosso novo ano, que possa realizar todos os nossos sonhos e projetos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967
Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...
-
Como estudante e pesquisadora na área de gastronomia sempre procuro comprar livros ou algum material relacionado a alimentos e bebidas, e ...
-
Pessoal, encontrei mais uma preciosidade no meu acervo da querida Helena B. Sangirardi -o livro A Alegria de Cozinhar, vigéssima edição de ...
-
Que tal relembrar e fazer deliciosas receitas dos anos 60/70? O Natal está chegando e decidimos compartilhar as delicias dos tempos das vovó...
Nenhum comentário:
Postar um comentário