quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
Sorvetes - as delícias do verão
O verão lembra praia, mar, passeio, férias, amigos e com este calor todo, muitos sorvetes.
Esta mistura a base de suco de frutas ou creme, quando muito gelada adquiri textura semelhante à neve.
Imagina-se que surgiu na China há mais de 1000 anos atrás, quando os chineses misturavam a neve com frutas, mais tarde os árabes aperfeiçoaram a técnica e criaram o charab ou sharbet.
Levando para a Europa esta fórmula mágica, a Itália recebeu primeiro e colocou o nome como “sorbetto”, em seguida a França que criou os famosos sorvetes sem leite chamado sorbet.
Os sorvetes se espalharam por toda a Europa e logo chegaram também aos Estados Unidos sendo que a primeira produção de sorvete em escala industrial ocorreu lá há 40 anos.
Aqui no Brasil a produção começou por volta de 1834, quando um navio norte americano chamado Madagascar trouxe o gelo pela primeira vez.
Dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo e começou a produção de sorvetes com frutas. Conservando o gelo em serragem, mas na época, não havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo após o seu preparo. Um anúncio avisava a hora exata da fabricação. O primeiro anúncio apareceu em São Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem: "SORVETES - Todos os dias às 15 horas, na Rua Direita, nº 44".
No começo o carioca recebeu meio ressabiado. Uns diziam que queimava a boca, outros que o sorvete era algo sensual, gosto do pecado, tanto que chegou a ser proibido para crianças menores de 11 anos.
Mas no geral foram extremamente receptivos a novidade, tornando hábito seu consumo. Um dos mais ilustres consumidores era Dom Pedro II todas as festas e reuniões sempre tinham sorvete para agradá-lo, sendo que os de frutas e em especial o de pitanga era seus prediletos.
O processo de fabricação de um sorvete se for cremoso tem como base uma calda consistente sendo feita a base de produtos lácteos (leite fresco, leite condensado, creme de leite ou leite em pó), um agente aromatizante (xarope de fruta, mel, açúcar, adoçante artificial) e pode também acrescentar pedaços de chocolates, castanhas e o que mais for da sua preferência.
Já os comerciais muitas vezes contem um agente estabilizante, não só para dar textura e corpo, mas também para serem mais resistentes.
Depois de conhecer um pouco mais sobre os sorvetes espero que você possa apreciar produzir e se deliciar com as receitas abaixo.
Receita do xarope básico
Dissolver em uma panela, 250 gramas de açúcar com um copo de água (as quantidades de açúcar e água variam de acordo com as receitas). Deixar ferver em fogo brando mexendo sem parar. Assim se obterá o xarope-base ao qual acrescentará aos poucos, a fruta ou o ingrediente escolhido.
Sorvete de morango
Utilizar 750 gramas de morangos frescos já limpos,
Preparar um xarope com 300 gramas de açúcar e 1 ½ copo de água (igual receita acima),
Bater os morangos no liquidificador e misturar com o xarope,
Se desejar acrescente um copo de vinho, ou então o suco de um limão ou de duas laranjas,
Levar ao congelador por 4 horas nas forminhas de gelo e estará pronto.
Pode alterar o morango por outra fruta da sua preferência
Sorvete de goiaba
Bater no liquidificador uma lata de leite condensado com uma garrafa de suco de goiaba (pronto ou feito a partir da fruta fresca) e uma colher de chá de raspas de laranja,
Acrescentar duas claras batidas em neve e misturar levemente a mistura acima,
Levar ao congelador por 4 horas nas forminhas de gelo e estará pronto.
Pode alterar a goiaba por outra fruta da sua preferência.
Após as 4 horas no congelador recomendo que corte as pedras de sorvetes e bata novamente na batedeira. Quanto mais bater, mais cremoso ficará.
Na cidade de Votorantim-SP tem uma das melhores sorveterias do mundo, A Urbana.
Vale a pena se deliciar com os diversos sabores de lá.
Localização Av Celso Miguel dos Santos,200 - Centro - Votorantim
Além de tudo o sorvete trás beneficios a nossa saúde, confira clicando no link abaixo:
http://www.whala.com.br/beneficios-do-sorvete/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967
Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...
-
Como estudante e pesquisadora na área de gastronomia sempre procuro comprar livros ou algum material relacionado a alimentos e bebidas, e ...
-
Pessoal, encontrei mais uma preciosidade no meu acervo da querida Helena B. Sangirardi -o livro A Alegria de Cozinhar, vigéssima edição de ...
-
Que tal relembrar e fazer deliciosas receitas dos anos 60/70? O Natal está chegando e decidimos compartilhar as delicias dos tempos das vovó...
Nenhum comentário:
Postar um comentário