A culinária européia de Santa Catarina
Por Chef de cozinha e pesquisadora Mariana de Castro
O estado de Santa Catarina é um dos mais lindos do Brasil, seja pelas suas belas praias, pelo modo europeu de vida em algumas cidades, mas dentre tantas as peculiaridades deste estado, a culinária tem grande destaque.
De colonização alemã, italiana, portuguesa e polonesa o cardápio desta região é bem variado, desde marreco recheado, strudel de maçã, broinha de fubá, costela de porco cozida, grande variedade de preparos a base de frutos do mar, as opções são deliciosas e infinitas, não podemos esquecer a cerveja, os embutidos e as carnes salgadas.
Mesmo quem ainda não esteve no estado, já deve ter lido ou visto sobre as festas do mês de outubro, como a Oktoberfest, a Fenarreco, a Marejada e outras tantas, é uma viagem deliciosa que você poderá degustar de um roteiro culinário riquíssimo, mesmo que não goste de cervejas, a Fenarreco tem um delicioso marreco recheado e a Marejada uma grande variedade de frutos do mar para todos os gostos.
Falo com grande entusiasmo desta região, pois aprendi muito nos anos em que morei lá, não só gastronomicamente falando, mas culturalmente também. Para os apaixonados por cafés coloniais, você encontra em várias cidades cada um com mais delicias típicas nos seus buffets, não tem como resistir à variedade de tortas, bolos, cucas alemãs, doces e salgados em geral.
As ostras de Florianópolis capital do estado e o camarão da cidade de Itajaí estão entre os melhores do Brasil, além dos deliciosos chocolates herança dos eslavos e outras tantas maravilhas.
Vale à pena conhecer e se já conhece quando voltar em Santa Catarina não deixe de degustar todas essas delícias.
Relembrando os cafés coloniais que escolhi uma deliciosa receita de cuca alemã para vocês.
Trazida pelos pioneiros, é consumida ainda hoje nos lares, lojas, padarias e afins, sendo que as receitas são transmitidas de mãe para filha. Nas festas com churrasco ou em casa, algumas regiões do sul até acompanhada de lingüiça. Sua popularidade também é mantida através do tradicional baile da cuca e da lingüiça. É feita em diversos formatos e com diferentes recheios, como uva, groselha, creme de chocolate, coco, doce de leite, amendoim, frutas cristalizadas e também sem recheio, só com a farofa como cobertura. Estas variações estimulam uma pequena disputa em se produzir à cuca mais saborosa.
Cuca de Banana com farofa - Receita Alemã
Ingredientes
Para massa:
2 xícaras de trigo,
1 xícara de leite,
1 xícara de açúcar,
1 colher (75g) de manteiga ou margarina,
1 colher de sopa de fermento para bolo,
sal a gosto
Para a farofa:
2 colheres de manteiga ou margarina,
1 colher de azeite,
1 xícara de açúcar,
2 xícaras de trigo,
1 colher de chá de fermento para bolo,
5 bananas em tiras.
Modo de Preparo
Primeiro fazer a farofa:
Em um recipiente junto todos os ingredientes. Com as mãos, misture todos até todos ficarem esfarelados e reserve,
Massa:
Bater tudo ligeiramente na batedeira até a massa ficar consistente,
Untar a forma. Colocar a massa. Feito isso cortar 5 bananas em pequenas tiras e colocar em cima da massa,
Por fim colocar a farofa,
Levar ao forno em torno de 220 graus, até dourar a farofa e bom apetite!!!
Participe desta coluna com receitas e sugestões: chefmariana@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário