sábado, 6 de fevereiro de 2010

COLUNA APETITE - JORNAL FOLHA DE VOTORANTIM 06/01 - MOQUECA CAPIXABA

Moqueca Capixaba



Por chef de cozinha e pesquisadora Mariana de Castro

Nossa coluna apetite continua com o pé na estrada. Em busca de pratos e ingredientes, seguimos nossa viagem pelas cozinhas do Brasil e nossa próxima parada é o estado do Espírito Santo e sua culinária a beira mar.
Devido a fatores geográficos, históricos e até a própria lei real fizeram a história gastronômica deste estado e do seu povo a serem apaixonados por comidas do mar. E não poderia ser diferente, a primeira povoação da capitania surgiu bem na frente da ilha onde mais tarde cresceria a cidade de Vitória, conta-se que a fartura era o ano todo, que as redes jogadas ao mar sempre saiam cheias de crustáceos, mariscos e peixes das melhores espécies sempre acompanhados de produtos a base de milho e mandioca que os índios cultivavam.
No auge da busca dos diamantes e ouro em Minas Gerais, o governo da época com medo de contrabando não permitia a abertura de novas rotas e estradas impossibilitando a chegada de novidades para o povo desta região, porém quando D. João VI liberou a abertura de caminhos, mas o capixaba se manteve fiel aos seus hábitos alimentícios.
Em 1818 o naturalista francês Saint Hilaire observou que as pessoas não tinham interesse em criar porcos e nem gado e mesmo agora anos depois, a preferência pelas comidas do mar e receitas que passaram de mãe para filha, de geração e geração continuam a serem celebradas por moradores e turistas que lá chegam.
Algumas delícias foram adicionadas ao cardápio diário dos capixabas com a chegada dos alemães, italianos e outros povos, mas sempre agregando a pratos já existentes e a nossa receita de hoje é uma tradicional Moqueca de capixaba.
Conheça mais sobre o estado do Espírito Santo e suas deliciosas receitas acessando os  links no final
 deste artigo.
Ao contrário da moqueca baiana, a moqueca capixaba não leva azeite-de-dendê e nem leite de coco, deixando ainda mais saborosa e leve esta receita.


Receita Moqueca Capixaba


PARA A TINTURA DE URUCUM

Ingredientes

150 g de sementes de urucum - encontram em lojas de produtos naturais e mercados municipais,
500 ml de óleo de canola.

Modo de Preparo

1. Numa panela grande, coloque o óleo e as sementes de urucum. Leve ao fogo baixo e deixe ferver, mexendo sempre para misturar,
2. Quando o óleo começar a ficar avermelhado e as sementes ligeiramente pretas, retire do fogo,
3. Deixe esfriar e coar, guardar em vidro com tampa.

PARA A MOQUECA

Ingredientes

1 1/2 kg de badejo cortado em postas,
3 tomates em cubos,
3 cebolas em cubos,
1 maço de coentro picado,
1/2 maço de cebolinha picado,
2 dentes de alho picados,
3 colheres (sopa) de azeite de oliva ,
30 ml de tintura de urucum ,
100 ml de caldo de peixe (se for usar cubo, dissolva apenas 1),
suco de 2 limões,
sal a gosto.

Modo de Preparo

1. Colocar as postas de peixe num recipiente e tempere com sal e o suco de limão. Enquanto prepara os outros ingredientes, deixar o peixe marinando na geladeira. Os ingredientes do pirão e os do peixe podem ser preparados juntos.
2. Levar uma panela grande ao fogo baixo e acrescente o azeite e o óleo de urucum e deixe aquecer. Em seguida, acrescente a cebola e refogue por 2 minutos. Com uma escumadeira, retirar metade da cebola e reserve.
3. Adicionar metade do tomate picado e mexer bem. Em seguida, colocar as postas de peixe sobre a cebola e o tomate. Cobrir as postas com a cebola reservada e o tomate restante.
4. Acrescentar o coentro, o sal e o caldo de peixe. Tampar a panela e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 10 a 15 minutos, sem mexer. Verificar os temperos e se o peixe está cozido.

PARA O PIRÃO

Ingredientes
3/4 xícara (chá) de farinha de mandioca,
600 ml de caldo de peixe (se for usar cubo, dissolva apenas 1),
1/2 maço de coentro picado,
1/2 cebola picada,
1 tomate picado,
30 ml de tintura de urucum,
sal a gosto

Modo de Preparo

1. Numa panela média, leve a tintura de urucum ao fogo baixo. Quando aquecer, adicionar a cebola e refogue por 2 minutos, acrescentar o tomate e refogue por mais 1 minuto.
2. Juntar o caldo de peixe e os temperos restantes e deixe o caldo ferver.
3. Em seguida, acrescente a farinha de mandioca aos poucos, mexendo sem parar.
4. Ajustar os temperos e sirva bem quente.

MAIS RECEITAS , CLIQUE NOS LINKS ABAIXO

CLICK AQUI 1
CLICK AQUI 2
CLICK AQUI 3


Participe desta coluna com receitas e sugestões através do email chefmariana@gmail.com
Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...