O Barreado e a culinária paranaense
Por Chef de cozinha e pesquisadora Mariana de Castro
__________________________________________________________
Esta é nossa última parada pelas cozinhas da região Sul do país e não poderia faltar o estado do Paraná.
Humm! Barreado, porco no tacho, costela ao fogo de chão, costela a ferra mula, carneiro no buraco, Kutiá, pinhão dentre tantas delícias.
Influenciada inicialmente pelos indígenas e portugueses e posteriormente italianos, alemães e ucranianos, nos dias de hoje é possível conferir estas variedades nos restaurantes da cidade de Curitiba capital do estado e em algumas cidades da região com cardápios repletos de frango frito com polenta, massas diversas, risotos e assim por diante.
Alguns mantêm em seu cardápio pratos típicos como o Barreado que é o uma especialidade da culinária tradicional e merece destaque. Já preparado pelos índios carijós que fabricavam a panela de barro, o Barreado tornou-se um prato típico Paranaense, em especial da culinária litorânea. Os cablocos e mestiços ao irem almoçar na casa de seus patrões, levavam produtos da lavoura e tapiocas e lhes era servido uma espécie de guisado. Era um prato feito de carne bovina gorda e toucinho, prepados com muitos temperos durante várias horas em uma panela de barro.
A panela era "barreada", ou seja, era vedada com uma massa de farinha de mandioca e água e/ou cinzas do fogão para o vapor não escapar. Essa comida podia ser guardada por dias e requentada várias vezes, sem perder o sabor e ficando cada vez mais gostosa. Assim, o prato passou a participar dos hábitos alimentares do Entrudo o precursor do Carnaval. Durante os dias de carnaval litorâneo não se comia outra coisa que não o barreado. Geralmente é servido com ou sem arroz, farinha de mandioca, banana e como aperitivo, cachaça do litoral.
Os preparos com pinhão que é o fruto da araucária a arvore símbolo do Paraná são infinitos e merece um capítulo a parte. Assim que for a época de consumo aqui na nossa região estarei selecionando várias receitas para vocês.
A culinária da Ucrania se faz presente através do Kutiá, um dos 12 pratos que integra a ceia de Natal ucraniana.
Além das várias festas onde é possivel degustar algumas delicias como o a do Boi no rolete, a festa nacional do Charque dentre tantas.
Depois de um pouquinho de história que tal preparar um Barreado? Parece dificil, mas é muito fácil, mesmo se não tiver panela de barro utilize aquela que está acostumada no dia a dia e faça mais uma delícia brasileira na sua cozinha.
Receita Barreado
Ingredientes
200 g de bacon em fatias,
2,5 kg de carne bovina cortada em cubos (patinho, acém, paleta),
3 cebolas picadas,
4 dentes de alho picados grosseiramente,
1 maço pequeno de manjerona picado grosseiramente,
6 folhas de louro,
1 pimenta vermelha sem sementes picada grosseiramente,
1 colher (sopa) de coentro desidratado,
1 colher (chá) de cominho moído,
3 tomates sem pele e sem sementes picados,
Sal a gosto,
2 colheres (sopa) de extrato de tomate,
500 ml de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 500 ml de água)
Para barrear a panela:
300 g de farinha de mandioca,
Água o quanto baste para umedecer a farinha.
Modo de Preparo:
1. Em uma panela (4 litros), forrar o fundo com 200 g de bacon em fatias e reserve.
2. Em uma tigela, misture a carne bovina, as cebolas picadas, os dentes de alho picados grosseiramente, 1 maço pequeno de manjerona picado grosseiramente, 6 folhas de louro, 1 pimenta vermelha sem sementes picada grosseiramente, 1 colher (sopa) de coentro desidratado, 1 colher (chá) de cominho moído, 3 tomates sem pele e sem sementes picados e sal a gosto,
3. Acrescentar essa mistura na panela forrada com o bacon,
4. Dissolver 2 colheres (sopa) de extrato de tomate no caldo de carne e juntar na panela,
5. Tampar a panela e reservar,
6. Umedecer 300 g de farinha de mandioca com água até formar uma massa e com as mãos, colocar esta massa unindo a tampa e a panela, vedando bem toda a borda, Durante o cozimento, a massa que está vedando a panela irá apresentar rachaduras. Isto acontece para que o vapor saia.
7. Levar em fogo médio por cerca de 6h,
8. Sirva com farinha de mandioca crua e arroz branco.
Obrigada e até a próxima!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário