A páscoa e os chocolates
Por Chef de cozinha e pesquisadora Mariana de Castro
“Coelhinho da páscoa que trazes pra mim: um ovo, dois ovos, três ovos assim...”
Muitos ainda acreditam no coelhinho (e por que não acreditar), porém mais importante que crer é saber pedir como o trecho da canção acima.
Para os fãs de chocolate não existe uma data melhor do que a páscoa para celebrar, seja pelo consumo que aumenta ou pela grande variedade de produtos oferecidos que encontramos nesta época.
O chocolate foi primeiramente utilizado como bebida desde seu surgimento e data-se que os povos Astecas foram um dos primeiros a fazerem seu consumo.
Com a colonização espanhola o chocolate ganhou a Europa e depois o mundo. No Brasil em 1891 surgiu o primeiro fabricante de chocolate, a empresa foi fundada pelos irmãos imigrantes alemães Franz e Max Neugebauer e o sócio Fritz Gerhardt, sua barra de chocolate preto e branco foi a primeira do país fabricada com duas camadas.
E não parou mais, cada dia mais temos novidades de marcas, sabores e como não falar dos ovos de chocolates....hummm!
Os ovos de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo este símbolo de nascimento, mas foram os confeiteiros franceses que tiveram a idéia de fabricar os primeiros ovos de chocolate da história anos depois.
A tradição do coelhinho da Páscoa nasceu na Alemanha, há muitos séculos. Pelo que se dizia às crianças é que os coelhos levavam os ovos e os escondiam nas ervas. Na manhã do dia de Páscoa as crianças tinham de procurar os ovos escondidos, mas existe outra versão relacionando o coelhinho com a fertilidade dos povos antigos.
E a colomba pascal, ela também é muito apreciada nesta época. Sendo um símbolo muito antigo e de grande importância no processo de paz. Conta-se que durante a guerra na Itália o rei Lombardo Alboino, raivoso com a resistência militar na cidade de Pavia, se acalmou e desistiu de sua vingança depois de ganhar de um padeiro um doce em forma de pomba, simbolizando a paz.
Desejo a todos uma Feliz Páscoa com um domingo pleno de paz, chocolates e delicias. Degustem com moderação!
Abraços a todos e até a próxima
RECEITA COLOMBA PASCAL
Ingredientes Massa:
60g de fermento biológico (4 tabletes de 15g cada)
200g de açúcar refinado
150g de manteiga amolecida
6 gemas
3 ovos inteiros
1 pitada de sal
Raspas de casca de laranja
Essência de laranja a gosto
2 copos (tipo americano) de leite morno aproximadamente
700g de farinha de trigo aproximadamente
1 1/2 xícara (chá) de frutas cristalizadas picadas
1/2 xícara (chá) de uvas passas sem sementes embebidas ao rum
Cobertura para Colombas:
100g de farinha de castanha de caju ou farinha de rosca
200g de açúcar de confeiteiro
2 gotas de essência de amêndoas
1/2 colher (sopa) de suco de limão coado
3 claras para dar a liga
Modo de Preparo
Massa:
1) Dissolva o fermento no açúcar e coloque um a um os demais ingredientes: a manteiga, as gemas, os ovos inteiros, o sal, as raspas de casca de laranja, a essência de laranja, o leite e a farinha de trigo,
2) Misture bem. A massa deve ficar macia. Neste ponto você adiciona o recheio escolhido. Sove a massa.
3) Divida em duas partes e coloque em formas de papel próprias para colomba. Deixe crescer até dobrar de volume. Leve para assar por mais ou menos 25 minutos em forno pré-aquecido a 180ºC. Retire do forno, pincele a cobertura e leve ao forno novamente por 15 minutos mais ou menos.
Cobertura para Colombas:
1) Misture a farinha de caju ou de rosca, o açúcar de confeiteiro, a essência de amêndoas, o suco de limão e acrescente as claras para dar a liga. Passe na Colomba pré-assada.
* Foto internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário