sábado, 23 de julho de 2011

Monografia aprovada - Conclusão do curso de pós graduação em Enogastronomia


Começo essa postagem agradecendo a Deus por mais essa vitória, a de concluir com êxito meu curso de pós graduação em Enogastronomia na Univali-SC.

Todo projeto precisa ser cumprido por etapas e confesso que foram muitas até esse momento final.

Muitos vôos de Campinas-SP a Navegantes-SC, horas e horas de ônibus também, chuva, sol, cansaço, dor de ouvido (muitas por causa do ar condicionado), gripe, enfim, tudo tem o lado bom e o ruim. O importante é jamais desistir!!!

Lembro como hoje, que sempre escutava Elvis Presley cantando If I can dream antes dos vôos, acordar as 3 da manhã nem sempre era fácil, mas tem um trecho da canção que diz:

E enquanto eu puder pensar, enquanto eu puder falar
Enquanto eu puder ficar em pé, enquanto eu pude andar,
Enquanto eu puder sonhar, por favor
Deixem meu sonho se tornar realidade
Deixem se tornar realidade agora.

Era com essas palavras que eu embarcava e seguia em frente. Mais do que um diploma e novos aprendizados acadêmicos, a experiência de vida adquirida foi imensa.

Morar a 600 km de distância da universidade, viajar de 15 em 15 dias para lá, passar o final de semana para as aulas e logo voltar..Ufa, mas cantaria um trecho daquela canção que diz: "Faria tudo outra vez, se preciso fosse meu amor".

E que amor!!! Pela vida, pelas oportunidades que Deus nos dá e que as vezes deixamos de aproveitar, porém esse não foi o caso..rsrsrs..foi muito bem aproveitada.

O universo dos vinhos é imenso e continuo agora minha jornada de aperfeiçoamento que se extenderá até meu último momento aqui na terra, afinal tudo é aprendizado.

Preciso relembrar alguns momentos dessa trajetória que me fizeram imensamente feliz:

O nascer do sol visto de dentro do avião era magnífico, o céu azul, as nuvens parecendo algodão doce, era a magnitude divina ali,

As travessias de ferry boat de Navegantes-SC a Itajaí-SC, esse era um dos trechos da minha ida até Balneário Camboríu-SC,
Os artistas que conheci nos aeroportos, o que mais gostei foi o Rafinha Bastos do CQC, foi muito legal comigo,

Os vinhos degustados nas aulas...acho que nem preciso me extender rrsrsrsrs e sempre eram harmonizados com deliciosos pratos,

A cervejinha com o pessoal da classe e os churrascos na casa do amigo Edson... deu até água na boca,

Nossa viagem pelas vinícolas do estado de Santa Catarina que recomendo conhecerem,

Minha viagem ao Vale do São Francisco para pesquisa de campo da monografia foi espetacular, a região é magnífica e as pessoais mais ainda,

Poderia listar mais dezenas de momentos especiais que fizeram parte de toda essa jornada, mas deixo uma parte guardada para mais tarde.

Enfim, lá estava eu debaixo de uma chuva absurda indo a minha Universidade mostrar todo o conhecimento adquirido durante esses dois anos e mais ainda relatar algo inédito com essa pesquisa de campo.

Fácil não foi, mas foi honrado, gratificante, feliz e emocionante. Valeu o esforço e agradeço novamente a Deus por ter me guiado nessa jornada.

Dediquei minha monografia a memória de dois queridos amigos que partiram, mas fizeram parte dessa jornada. O jovem Zé Lievore que foi meu colega de turma e faleceu no período da pós e a querida amiga Yoriko que faleceu quando eu estava ainda em Petrolina realizando meu projeto. Essa foi a maneira que achei para homenageá-los e dizer o quanto sou grata por ter conhecido pessoas tão maravilhosas.

Sabe, o que mais aprendi com tudo isso é que a vida é um TODO. Não dá para ser algo apenas, que muitas coisas acontecem ao mesmo tempo enquanto seguimos nossa jornada diária e que mesmo se não fizermos nada o tempo vai passar da mesma maneira, porém lá no final verá o que realmente valeu a pena.



E como a canção de Elvis diz: Deixe meu sonho tornar realidade... E está ele aí!!!
Abraços a todos e muito obrigada a todas as pessoas que fizeram parte dessa jornada.

Mare 

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...