sexta-feira, 21 de junho de 2013

Especial Vale do São Francisco - Museu do Sertão - Petrolina -PE




 Em uma área de 1045 metros quadrados você encontrará um acervo com 3 mil objetos que são separados por coleções onde o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida.

Pesquisei o que seria possível conhecer quando chegasse lá e o que me chamou a atenção inicialmente foi saber que encontraria material relacionado ao cangaço.

Porém ao chegar fiquei impressionada com a quantidade de material não só relacionado a Lampião, mas ao povo sertanejo, a arte local através das Carrancas, da origem indígena com fósseis, artefatos e outros objetos relacionados ao assunto.

Logo na entrada você encontrará um lindo mural intitulado como Petrolina Centenária feita pelo artista Romero Andrade Lima e na sequência da visita você se surpreenderá com a beleza e a qualidade do acervo.

Fui recebida por uma das organizadoras do museu a Sra. Valdelice M. Silva e sua equipe que prontamente me acolheu de maneira muito especial e me contou sobre a importância do trabalho local. 




O museu está dividido por exposições temáticas permanentes como a Sala das Carrancas, Casa Nordestina, Rio São Francisco, Cangaço e Ícones nordestinos.

Como chef de cozinha e pesquisadora fiquei encantada com o acervo de louças e artigos antigos relacionados a cozinha que lá se encontram e logo farei uma postagem especial aqui sobre isso.


Destaco também  o acervo musical de instrumentos, fotos e afins. Para quem deseja conhecer mais sobre a história da cidade, do estado e da igreja encontrará muito conteúdo.

Fechei minha visita por lá com chave de ouro conhecendo sobre a história do Joãozinho do Pharol que foi o responsável pela criação do primeiro jornal local " O Pharol" e recomendo a todos pesquisarem, pois foi um grande precurssor na sua época.

Como está escrito na entrada do Museu: "Museu é o cofre da história" , então expresso aqui a minha satisfação de poder ter acesso a essa riqueza cultural e convido todos a fazerem uma visita ao Museu do Sertão.

Preparei para vocês um pequeno video com algumas imagens e fotos  feitas na minha visita para mostrar uma pequena parte de tudo que vivênciei por lá.   



6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...