Em uma área de 1045 metros quadrados você encontrará um acervo com 3 mil objetos que são separados por coleções onde o meio ambiente, a cultura indígena, o artesanato, a moradia rural, os valores da economia, da política, da religião, da sociedade sertaneja como um todo, se apresentam em uma montagem museográfica e museológica bastante definida.
Pesquisei o que seria possível conhecer quando chegasse lá e o que me chamou a atenção inicialmente foi saber que encontraria material relacionado ao cangaço.
Porém ao chegar fiquei impressionada com a quantidade de material não só relacionado a Lampião, mas ao povo sertanejo, a arte local através das Carrancas, da origem indígena com fósseis, artefatos e outros objetos relacionados ao assunto.
Logo na entrada você encontrará um lindo mural intitulado como Petrolina Centenária feita pelo artista Romero Andrade Lima e na sequência da visita você se surpreenderá com a beleza e a qualidade do acervo.
Fui recebida por uma das organizadoras do museu a Sra. Valdelice M. Silva e sua equipe que prontamente me acolheu de maneira muito especial e me contou sobre a importância do trabalho local.
O museu está dividido por exposições temáticas permanentes como a Sala das Carrancas, Casa Nordestina, Rio São Francisco, Cangaço e Ícones nordestinos.
Como chef de cozinha e pesquisadora fiquei encantada com o acervo de louças e artigos antigos relacionados a cozinha que lá se encontram e logo farei uma postagem especial aqui sobre isso.
Destaco também o acervo musical de instrumentos, fotos e afins. Para quem deseja conhecer mais sobre a história da cidade, do estado e da igreja encontrará muito conteúdo.
Fechei minha visita por lá com chave de ouro conhecendo sobre a história do Joãozinho do Pharol que foi o responsável pela criação do primeiro jornal local " O Pharol" e recomendo a todos pesquisarem, pois foi um grande precurssor na sua época.
Como está escrito na entrada do Museu: "Museu é o cofre da história" , então expresso aqui a minha satisfação de poder ter acesso a essa riqueza cultural e convido todos a fazerem uma visita ao Museu do Sertão.
Preparei para vocês um pequeno video com algumas imagens e fotos feitas na minha visita para mostrar uma pequena parte de tudo que vivênciei por lá.