domingo, 5 de abril de 2009

Carne assada no umbu - Gastronomia no cangaço


"...As mulheres podiam até lavar e temperar a comida, mas quem cozinhava eram os homens. Cada dia um cozinhava, outros lavavam as panelas e assim por diante,o negócio era organizado".
Essas são palavras de Dadá (esposa de Corisco, ambos viveram dentro do movimento do cangaço), segundo o livro de Lia Zatz - Dadá bordando o cangaço.
A autora do livro conta fatos verídicos utilizando alguns elementos de ficção. uma leitura humana e gostosa que vem a contribuir ainda mais com nossas pesquisas da gastronomia do cangaço.
E falando ainda de Dadá, ela conta também que nem só de rapadura com farinha e água (a Jacuba) viviam os cangaceiros. Pelo contrário, nos dias de fartura comia-se buchadas, bode assado, farinha com carne assada no umbu, dentre outras iguarias.
Carne assada no umbu? Isso mesmo! O umbu é o fruto do umbuzeiro ou imbizeiro. É uma árvore pequena que predonima no semi árido do Nordeste brasileiro.
Além do fruto, a raíz conserva água e produz uma batata que pode ser utilizada como alimento, as folhas também são comestíveis.
Veja a seguir a receita de Dadá publicada no livro:

RECEITA DE CARNE ASSADA NO UMBU

1-Arranque a raíz de um umbuzeiro,
2-Corte sua tampa e cave no interior retirando seu miolo,
3-Coloque dentro a carne e o sal,
4-Feche de novo com a tampa,
5-Recoloque novamente a raíz no lugar,
6-Tampe com a terra e acenda uma fogueira em cima,
7-Deixe assar por algumas horas.

Não tive oportunidade ainda de testa-la por falta de matéria prima, mas logo colocarei aqui o resultado da experiência.

Saiba uma pouco mais sobre Dadá através de alguns filmes do nosso cinema brasileiro: Dadá e Corisco e Corisco o diabo loiro.

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...