domingo, 10 de maio de 2009

Licores artesanais - Uma arte milenar




A palavra licor vem do latim liquifacere, liquefazer, dissolver. Isto se refere às misturas que se empregam na fabricação da bebida e com certeza é isso que o torna uma bebida mágica. Desde sua origem até os nossos dias existem várias histórias relacionadas a casamentos, momentos românticos, bruxas, alquimistas e até filosofos, mas não se sabe o que é verdade e o que é lenda, por isso trago para vocês um pouco sobre elas.

Na Itália, na Idade média, era costume plantar árvores de nozes quando nascia uma menina. O crescimento dela e o da árvore eram acompanhados com muito zelo pelos familiares. Quando a menina atingia a idade adulta e ia se casar, cortavasse a árvores e de sua maderia fazia o leito nupcial. Dos frutos dessa árvore era feito um licor chamado “ Nocello” conhecido hoje em todo mundo.

Neste mesmo período histórico, os licores surgiram como experiência de médicos e alquimistas que os empregavam para efeitos medicinais, na forma de elixir e afrodisíacos.

Na Antiguidade surgiu, quando egípcios e gregos deram os primeiros passos rumo ao domínio das técnicas de destilação.
Naquela época, a bebida era usada para a cura de todos os males, como elixir de rejuvenescimento ou poção do amor.
Durante os séculos IV, V e VI de nossa era, as receitas de licores ficavam confinadas no maior segredo, em laboratórios de alquimia e nos mosteiros.Por serem grandes cultivadores de ervas com finalidades terapêuticas, claro os religiosos acabaram criando grandes licores, como o BENÉDICTINE e o CHARTREUSE.

A bebida como a conhecemos atualmente só foi produzida por volta do ano 1250, quando o químico catalão Arnold de Vila Nova fez um tratado sobre a infusão de ervas no alcool. Vila Nova foi o primeiro a escrever receitas de licores medicinais.

Os documentos escritos os atribuem à época de HIPPOCRATES e que falavam que os anciões destilavam ervas e plantas, para seu uso próprio na cura de enfermidades ou como tonificantes.
Isto em particular era correto, dado que, hoje em dia é reconhecido que o KUMMEL E A MENTA ajudam na digestão.
Por estes fatores que os licores foram associados à medicina antiga e a astrologia medieval.
Através dos signos, foram também conhecidos como elixires, bálsamos e finalmente como licores.Existem tres tipos distintos de licores:o com uma única erva, os que são elaborados por um único tipo de fruta e os que misturam as duas ao mesmo tempo.
Uma lenda curiosa narra que as bruxas se reuniam, disfarçadas de donzelas, e com um licor alí produzido preparavam uma poção mágica, adicionanado umas ervas. Segundo a lenda, os casais que bebessem juntos esse licor jamais se separariam. Essa poção é o famoso licor “Strega” (palavra que significa bruxa), cuja lenda existe até os dias atuais.

No Brasil, a fabricação de licores artesanais constitui uma atividade desenvolvida por um grande número de famílias, desde a época das velhas fazendas.
O hábito de servir licor foi conservado no Brasil, por influência européia. Com a variedade de frutas neste país, surgem novas receitas como os licores de pitanga, tamarindo, jenipapo, etc.

Os licores que antes eram servidos após as refeições, agora passam a fazer parte de drinques e coquetéis, além de entrarem em diversos temperos de pratos doces e salgados.

É comum assistirmos em filmes e programas de televisão antigos e ver os senhores nas suas grandes fazendas se deliciando com pequenos cálices da bebida após uma farta refeição, esta é uma grande herança européia aos brasileiros.

Além de ser um ótimo digestivo o licor é uma bebida rica em histórias, sabores, heranças e principalmente alquimia. Isto prova que quando juntamos dois ou mais ingredintes é possível transformar uma simples bebida em uma delícia para a alma.

Confira a receita abaixo, faça você mesmo é simples e delicioso.

LICOR DE CAFÉ - receita típica do estado do Espírito Santo.

INGREDIENTES

500 GR DE CAFÉ TORRADO EM GRÃOS,
2 LITROS DE AGUARDENTE,
1 1/2 LITRO DE ÁGUA,
1 KG DE AÇUCAR.

ACESSÓRIOS

VASILHA DE VIDRO,
PANO PARA COAR,
FUNIL,
PEDAÇO DE ALGODÃO,
GARRAFA PARA LICOR.

MODO DE PREPARO

1) COLOCAR O CAFÉ COM A AGUARDENTE EM UMA VASILHA DE VIDRO E RESERVAR POR OITO DIAS.
2) NUMA PANELA, MISTURAR A ÁGUA E O AÇÚCAR E LEVE AO FOGO ATÉ FORMAR UMA CALDA EM PONTO DE PASTA. DEIXAR ESFRIAR E COAR EM UM PANO LIMPO.
3)MISTURAR ÁGUA ARDENTE COM O CAFÉ E FILTRE, COLOCANDO UM ALGODÃO NO FUNDO DO FUNIL. COLOCAR EM UMA GARRAFA COM TAMPA.

DICA DE CHEF MARE PARA VOCÊ:
GUARDE SEMPRE OS LICORES EM LOCAL ESCURO E DE PREFERÊNCIA FECHADO.
AGUARDE 2 MESES PARA DEGUSTAR, QUANTO MAIOR O TEMPO DE ENVELHECIMENTO MAIS GOSTOSO FICARÁ SEU LICOR.

A receita foi retirada do livreto Claudia Cozinha especial , edição região sudeste.

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...