O panetone é um pão típico italiano da região de Milão. Feito de farinha, fermento de pão, sal, açúcar, manteiga, leite, passas e frutas cristalizadas esta delicia não pode faltar nos nossos Natais.
No Brasil o panetone chegou junto com os imigrantes italianos, mas sua história é bem mais antiga.
Conta-se que o panetone tem origem em uma história de amor. Tudo começou no século 15, quando um jovem milanês membro da família Atellini, se apaixonou pela linda filha do padeiro, chamado Toni, que por sua vez não aprovava o namoro. Para impressionar o padeiro, o rapaz disfarçou-se de ajudante de padeiro e passados alguns dias de trabalho inventou um maravilhoso pão naturalmente fermentado e com frutas, de extrema delicadeza e de sabor especial. Sem falar na forma do pão que totalmente diferente. A superfície foi moldada no formato de uma cúpula de igreja. O jovem presenteou o futuro sogro com o pão.
O sucesso do pão foi imediato e a nova iguaria passou a ser conhecida como o pão da padaria do Toni, depois pão do Toni e com o tempo, simplesmente, Panetone. Desse dia em diante a padaria ganhou muito movimento, o que fez a família ficar rica.
Existem outras duas versões sobre a história do panetone. Uma dela diz que ele foi inventado pelo mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, que preparou a iguaria para uma festa em 1395.
A última versão conta que Ughetto resolveu se empregar em uma padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.
Depois de um pouco da história, segue duas deliciosas receitas para você preparar:
Ingredientes
1 Kg de farinha de trigo,
100 g de fermento biológico,
200 g de manteiga,
200 g de açúcar,
15 g de mel,
8 gemas,
10 g de sal,
250 g de frutas cristalizadas,
150 g de uvas passas embebidas no rum,
1 pitada de vanilina ou aroma de baunilha,
Raspas e suco de laranja,
Água até dar o ponto.
Modo de preparo
1) Misturar 100 g de farinha, o fermento e um pouco de água. Fica com aparência de esponja,
2) Deixar descansar por 15 minutos e depois adicionar o restante dos ingredientes, colocando as frutas cristalizadas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia,
3) Deixar descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos e em seguida, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro,
4) Levar para assar numa assadeira ou em forma de papel, colocando num forno aquecido a uma temperatura média de 180 graus.
Receita 2 – Sorvetone – Panetone com sorvete
Ingredientes
1 litro de sorvete,
1 unidade de panetone de 500 gramas (receita acima) ou comprado pronto,
250 gramas de chocolate meio amargo derretido.
Modo de preparo
1) Cortar a tampa do panetone e retirar o miolo com muito cuidado, deixando um pouco nas bordas,
2) Preencher com sorvete e completar com um pouco de miolo retirado,
3) Levar ao congelador e esperar por 4 horas ou até ficar bem firme,
4) Derreter o chocolate em banho Maria ou no microondas e banhar o panetone,
5) Levar novamente a geladeira e servir em cortado.
Além de saboroso fica lindo!
Um comentário:
Aiaiaia...esse deve ser mais do que perfeito..Valeu!!!
Postar um comentário