terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lentilhas - as saborosas sementes da fortuna

Aqui em casa consumimos lentilhas o ano todo e já tive a oportunidade de comê-la com arroz, como salada, com carne de bode assada, carne de sol e assim por diante.

Uma das maneiras que mais aprecio é o caldinho de lentilhas, para prepara-lo é muito simples, depois de cozida, bata no liquidificador com um pouco do caldo e tempere a gosto. Acompanhada de uma cervejinha gelada é um tira gosto simples e saboroso.

Muitas pessoas consomem lentilhas somente nas festas de final de ano, então saiba um pouco mais sobre elas e no final da postagem uma deliciosa receita de Tutu de Lentilhas como sugestão para sua festa.



Consumida e apreciada em distintas culturas, a lentilha simboliza riqueza e por isso é alimento que não pode faltar na ceia da passagem de ano.

Reza a lenda que quem deseja dinheiro e fartura no ano novo deve incluir um prato de lentilhas na ceia de Réveillon.
A tradição secular de comer os saborosos grãos na refeição de 31 de dezembro foi trazida para o Brasil por imigrantes europeus.
Cozida num ponto especialíssimo que não pode ser líquido, como uma sopa, nem seco demais, a lentilha é servida com cotechino, embutido originário da Emilia-Romagna mas que tem uma variação muito apreciada na região Friuli-Venezia Giulia. A lentilha tem de ser temperada com uma folha de louro, que traz bons augúrios e é comida para o bem-estar e nunca deixa que fiquemos pobres."
Acredita-se que a associação de lentilha e dinheiro tenha sido feita por causa de seu formato redondo e achatado semelhante ao de uma moeda. Crendices à parte, eis um alimento e tanto para começar o ano. Em torno da leguminosa, gravitam centenas de histórias apetitosas. Afinal, especialistas calculam que há mais de 8 000 anos a lentilha esteja na mesa dos seres humanos.



Rica em proteínas, ferro e vitamina B2, representava, desde os primórdios, um componente básico na dieta dos povos do Oriente Médio, onde teria surgido. A baixíssima taxa de gordura - de apenas 0,6% - faz com que os nutricionistas se empenhem em valorizá-la e introduzi-la nas dietas modernas. Em sua composição, encontram-se ainda fibras e antioxidantes. Uma das mais nobres leguminosas secas, a lentilha teve tal importância no passado que foi usada inclusive como farinha, substituindo o trigo.

Pouco vegetais mereceram tantas citações nas páginas da Bíblia como ela. A lentilha aparece no Antigo Testamento com o nome de adaschum ou adaschis, adotado pelos caldeus, povo semita que habitava a região agrícola entre os rios Tigre e Eufrates.

RECEITA de Tutu de lentilhas (Tutu da fortuna)

500 gramas de lentilhas,
1 maço de alho poró,
150 ml de creme de leite,
300 gramas de farinha de rosca,
3 colheres (sopa) azeite,
1 folha de louro,
1 pitada de cominho,
sal e pimenta do reino a gosto.


Modo de preparo


1) Lavar bem as lentinhas e colocá-las em uma panela com 2 litros de água, com a folha de louro e algumas folhas verdes do alho-poró.


2) Levar ao fogo até abrir a fervura, apagar o fogo e deixar tampado por meia hora. Passados esses 30 minutos, reacender o fogo e cozinhar as lentilhas até ficarem macias, mas inteiras (cerca de 20 minutos no fogo baixo).


3) Escorrer as lentilhas (reservar um pouco de caldo), separar cerca de ¼ de lentilhas mais inteiras. Amassar bem o restante e descartar o louro e o alho-poró.


4) Aquecer o azeite e nele refogar a parte branca do alho poro, bem picadinha. Assim que ficar transparente (10 minutos aproximadamente), juntar as lentilhas amassadas, o creme de leite, o cominho e também um pouco do caldo.


5) Deixar ferver e juntar as lentilhas inteiras e acrescentar a farinha de rosca aos poucos até engrossar o tutu, corrigir o sal e a pimenta e está pronto!


Fonte pesquisa histórica

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...