sexta-feira, 13 de maio de 2011

Hojé é o Dia Nacional do Chef de Cozinha



Escolher uma carreira é sempre uma passo importante para as nossas vidas e quando resolvi estudar gastronomia, na verdade mal tinha noção do que era essa profissão, mas como sempre digo: Foi a escolha certa para minha vida.

Minha história começa um pouco diferente, primeiro eu fui trabalhar para depois escolher a faculdade que desejava. Fiz alguns períodos de Filosofia, a qual ainda desejo um dia terminar, mas parei por não ter a maturidade necessária para aquele momento. Os anos se passaram e continuei trabalhando com as vendas de lps (aqueles discos de vinil) mundo a fora e num carnaval em Balneário Camboríú-SC, resolvi que era lá que iria estudar.


A Univali tem uma variedade imensa de cursos e escolhi gastronomia por querer algo novo, totalmente diferente de tudo que já fiz, ousando em novos desafios. Cumpri tudo que precisava: estudei, prestei vestibular, achei que não tinha passado, passei, fui me matricular em SC, aluguei apartamento, saí da casa da mamãe, tudo novo, tudo diferente e lá estava eu pronta para começar uma das trajetórias mais bacanas da minha vida.


Não acredito em acasos, acredito em escolhas e fazer faculdade de gastronomia é algo diferenciado, começando pelo uniforme, pelas "ferramentas" necessárias, sem contar as aulas que são verdadeiros banquetes. Nesses ultimos anos experimentei mais novidades do que durante todos os anteriores juntos.


Passado o período da universidade, os desafios do mercado de trabalho são outros e comecei novamente do zero minha jornada, mas agora como chef de cozinha. Fiz uma escolha um pouco diferente do convencional, gosto de "pilotar" fogão, mas prefiro a gastronomia cultural, interligada com pesquisas, artes em geral, música e é para ela que tenho me dedicado desde 2008.

O interessante da profissão é que precisamos  reciclar conhecimento e agregar sempre informações, por isso no ano de 2009 iniciei minha pós graduação em Enogastromia: A Arte de harmonizar alimentos e vinhos e aí surge mais novo desafio, que contarei em uma outra oportunidade.

Bem, o que quero deixar registrado nessa data é que escolhi algo que amo, que proporciona prazer e felicidade. A minha gastronomia me possibilita novos aromas, sabores, prazeres, MUITOS AMIGOS e mais ainda, um trabalho pleno e com muito conteúdo.

Agradeço a todas as pessoas que fazem parte dessa trajetória e felicito os amigos e colegas de profissão, desejando que cada dia mais possamos proporcionar gastronomia para todos.

Abraços a todos
Chef Mare

2 comentários:

Thiago Ribeiro disse...

Quando quiser pode se tornar jornalista também, porque escreve muito bem!!

Chef Mariana de Castro disse...

Nossa, nossa. Vindo de um jornalista e produtor como você, é mais que um elogio.
beijos e obrigadaaaaaaaaaaa

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...