domingo, 23 de junho de 2013

As castanhas assadas da Piazza de Espanha - Roma






Na época de Natal sempre (ou quase) comemos peru, panetone, uvas e dentre tantas delícias, não posso esquecer das castanhas.
Aqui no Brasil temos várias como a castanha de caju, a castanha do Brasil e encontramos nozes, amêndoas, avelãs e assim por diante.
Durante nossa estadia em Roma, passamos por vários pontos turísticos e na tão famosa "gastronomia de rua" encontramos as castanhas assadas e deliciosamente quentinhas, pronta para o consumo.







As fotos acima foram tiradas na Piazza da Espanha, um dos lugares mais badalados e charmosos de Roma.
Passeio obrigatório para turistas do mundo todo, é lá que se encontra famosas lojas de grife e a belíssima embaixada da Espanha.

 
Além de encontrar arte e a história romana, lugares e possibilidades como a escada que foi mandada construir por Bento XIII no século XVIII, La Fontana Della Barcaccia, uma fonte feita durante o barroco por Pietro Bernini, a coluna Imaculada Conceição, dentre tantas maravilhas.






A fonte no centro da praça, na forma de um barco (Barccacia), é afetuosamente chamada pelos romanos de La Barcaccia, ou velha banheira. É atribuída a Gian Lorenzo Bernini ou a seu pai Pietro Bernini e foi feita em 1627/1629.
Segundo dizem esta foi inspirada pela chegada à praça de um barco durante a inundação do rio Tibre 1598. A anedota serviu para que o Papa Urbano VII encarregasse a Pietro Bernini a execução da obra, ajudado por seu filho que mais tarde lhe superaria em fama e técnica, Gian Lorenzo.


A delícia esta em saborear as castanhas assadas aproveitando um lugar tão especial. Mais um, dentre tantos da fabulosa cidade de Roma.


6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...