domingo, 23 de junho de 2013

Pelas estradas do semi árido : Bode Assado e Boi na Brasa

Durante todo o período da minha estadia em Petrolina-PE pude degustar uma gastronomia rica em aromas e sabores. Alguns pratos e preparos já conhecia e o que mais aguçou o meu paladar foi a qualidade.

Ir a região e não comer bode, cari (peixe típico da região), surubim, purê de macaxeira , feijão de corda e outras delícias não tem graça, fica uma viagem incompleta.


No primeiro dia de trajeto para conhecer as vinícolas, devido a distância até o centro da cidade optamos por comer ali mesmo na beira da estrada, perto da cidade de Lagoa Grande(PE).

Um local bem simples e rústico, mas lotado. E vou contar a vocês o que faz esse sucesso todo: A boa comida e o bom preço.

O nome do local é Bode Assado e Boi na brasa, então nem é preciso dizer que a especialidade é carne mesmo e das boas. 



Pedimos porção para duas pessoas, metade bode assado e metade cupim bovino que estava simplesmente derretendo de tão macio e saboroso.


Só de rever a foto acima, fiquei com água na boca. Os acompanhamentos são bem diversificados e típicos da comida regional:  macarrão na manteiga de garrafa, feijão de corda, macaxeira cozida, arroz, vinagrete, pirão de bode e purê de macaxeira.


O Feijão de corda é servido em uma deliciosa farofa e a macaxeira naquele ponto exato de cozimento , transformando o simples em uma das degustações mais gostosas que já provei.



 Não posso deixar de comentar do pirão de bode que provei pela primeira vez e também do purê de macaxeira.  O pirão tem um sabor mais leve que a carne e quando provado junto com ela é divino.

E o purê de macaxeira, inicialmente achei que era um pirão de queijo que provei no estado de Alagoas, mas fui avisada que não era. A coloração é linda e muito brilhante e o sabor não fica para trás...Magnífico.

Para uma refeição ser completa é preciso uma sobremesa e lá vamos nós pedir o que a casa tem de típico: Um delicioso doce de leite talhado. Na região que estavamos e em uma cidade chamada Afrânio(PE), a produção de doces é imensa e infelizmente a foto não ficou tão bonita, digna da gostosura do doce.

Faltou o cafézinho? Ah, esse eu dispensei...mas acreditem, que para uma refeição farta dessa, sobremesa, cerveja e refrigerante paguei apenas R$ 9,00.

E essa foi mais uma das maravilhas vividas na região do semi árido que divido com vocês.


Se um dia for pra lá, dá uma paradinha no Bode Assado e Boi na Brasa

fica na BR entre Petrolina e Lagoa Grande(PE) e tenho certeza que como eu vai se deliciar.


6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...