sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Vovó Maria e as inesquecíveis delícias da sua cozinha


Hoje vovó Maria completaria 95 anos se ainda estivesse entre nós. Fisicamente não está, mas seus exemplos, sua bondade, seu amor infinito e as suas delícias culinárias permanecem.
Que falta a vó faz, não tem medida para isso! Ainda mais desta pessoa maravilhosa que Deus nos presentou como mãe e avó.
Minha avó era uma mulher de costumes simples, esposa zelosa, mãe de nove filhos e foi um exemplo para todos nós.
Que saudade sinto das idas em sua casa, sempre tinha algo gostoso para comer. Eu amava os sequilhos, o guaraná de garrafa taí geladinho, aquelas batatinhas fritas no almoço e quando ela colocava o feijão no meu prato fazendo "chuvinha" com a escumadeira.
Vovó Maria era uma pessoa de poucas palavras e as que vinham eram sempre sábias e precisas. Jamais vi minha avó fazer grosseria alguém, ela tinha um modo de amar muito próprio.
Lembro um dia que torci o pé na ginástica e fiquei imobilizada por alguns dias, ao saber ela trouxe um potinho cheio de sequilhos fresquinhos embrulhados num pano de prato limpíssimo para mim. Nossa!, valeria torcer o pé quantas vezes fosse preciso só para se deliciar com aqueles pequenos biscoitos.
No Natal lá dos anos 60 minha avó matava, limpava e assava no forno a lenha mais de oito frangos, fazia uma deliciosa macarronada e um bolo gigantesco para minha mãe, pois ela nasceu nessa data.
Vovó querida, quero homenageá-la neste espaço, teria várias maneiras e lembranças mas para isso e eu escolhi as gastronômicas: aquele café quentinho com mandioca cozida na hora, seus sanduiches de pão de forma recheados de frango desfiado e azeitonas cortadinhas, o bolo de festa que só a senhora sabia fazer, o pão feito em casa recém saído do forno com manteiga, as roscas doces cheia de cocadas e o bolinho de bacalhau...delicioso.
Enfim, o amor que a senhora nos transmitia através das suas receitas e da sua conduta de vida me fez aprender muito e o principal que sempre levarei comigo é o seu amor incondicional e que o simples desta vida é sempre mais gostoso.
Te amo imensamente vovó Maria, Deus a abençõe e pode ter certeza que hoje o céu está em festa!



Vovó Maria e eu  em 1978


Para vovó Maria Bueno Moraes de Castro      14/11/1914

Um comentário:

Unknown disse...

Convivi pouco com ela mas aprendi o quanto foi bom,sua simpatia e sua experiencia de vida,foi uma convivencia curta mas muito boa.

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...