quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

A birra, as bruschettas e as novidades







Após um curso intensivo sobre cervejas é normal que os amigos queiram saber das novidades. Mas como conta-las a leigos no assunto cerveja sem ser "complicado" nas palavras, mas ao mesmo tempo querendo contar que existem cervejas interessantes das já tradicionais conhecidas?

Assim, pensei em uma birra italiana acompanhada de uma delícia também tradicional do país, as bruschettas.

Não sei porque brasileiro adora rir quando você diz vou comer uma bruschetta, mas isso fica para uma outra postagem, o que me vem a mente é começar com uma cerveja estrangeira, da qual tenho um carinho imenso. Anos atrás, em uma visita a Roma, com um calor absurdo, sentei no meio fio da calçada e saciei minha sede bebendo uma Birra Moretti. Você, até pode achar simples, mas beber uma birra (cerveja em italiano) com o Coliseu de paisagem, não requer maiores explicações.

A Birra Moretti é uma genuína e tradicional cerveja tipo lager italiana com mais de 150 anos que possui líquido dourado e sabor encorpado. As sugestões para sua harmonizações são massas e petiscos,  a partir daí que tal uma bruschetta?

Existem muitas variações deste antepasto italiano e aqui trago a receita clássica de pão italiano, tomate, azeite, alho e manjericão. Está primeira versão não precisa ir ao forno. 

Já a segunda opção é acrescentado queijo parmesão e levar ao forno para gratinar.

E assim vamos nós, entre um "crock" da crocância do pão, as novidades das experiências vividas. Já o frescor do manjericão com o adocicado do tomate, proporciona aquela deliciosa sensação na boca que com um gole da cerveja faz com que os desejos de mais novidades apareçam e assim o harmonizar proporciona o dialogo entre a comida, a cerveja e os amigos.

A seguir as receitas - 1a versão




Ingredientes

1 pão italiano,
4 tomates,
Manjericão fresco,
 1 dente de alho,
Azeite de oliva,
Sal,
Pimenta do reino.

Modo de preparo

Corte o pão com uma espessura de 3 cm em media e leve ao forno. 

Deixe apenas por 5 minutos a 180o.C  para deixar o pão com aquela crocancia deliciosa.

Em seguida, passe o dente de alho por todo o pão. Com a quentura do pão o alho vai derreter e deixar a bruschetta magnífica.

Corte os tomates em pequenos cubos, sem sementes. 

E faça a montagem do pão com alho, cubos de tomates, azeite, folhas de manjericão inteiras ou picadas. 
  
Sal e pimenta do reino poderão ser bem vindos, fica a seu critério.



Nesta segunda versão, acrescentei o queijo e levei ao forno para gratinar. Também é rápido, não queremos o pão duro e sim crocante.  Acrescente o manjericão depois de retirar do forno e o azeite.

Abraços a todos e até a proxima!!!!

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...