sábado, 5 de setembro de 2009

Abóbora de POA - Uma experiência inesquecível!




A música caminha lado a lado com a gastronomia, na verdade uma completa a outra!
Um certo dia entrei em uma comunidade do orkut sobre a minha cantora predileta Elis Regina e conheci uma das pessoas que mais admiro e gosto: a Lusi de Porto Alegre, claro!

Você deve estar se perguntando, mas qual relação tem isso
com abóbora cozida?

E eu te respondo, todasssss...aguarde e confie!!

Em uma viagem a capital do RS pude contribuir para o acervo da sala da Elis Regina na casa do Mario Quintana e conhecer a Lusi, e ela me proporcionou uma das maiores delícias gastronômicas que conheci - a abóbora cozida.

Lembro como hoje, fomos em uma charmosa churrascaria e vi ela ali meio açucarada, brilhante, docinha e resolvi experimentar... de tanto que gostei que comi até a casca.
Foi precipitação de iniciante, mas estava saborosa e suculenta.
As vezes as pessoas complicam tanto na escolha do que comer e deixam as mais simples de lado.
Este é um hábito alimentar da tradição gaúcha segundo as informações que encontrei, leia abaixo:

A abóbora-moranga é cozida em pedaços grandes, com casca, e assim servida. Como complemento é descascado e feita em pedaços para acompanhar outros pratos. A abóbora-menina é servida da mesma forna que a abóbora-moranga. É o ingrediente básico para o preparo do quibebe. A abobrinha verde é muito frágil e de rápida cocção. É cozida inteira, com casca. Também complemento outros pratos quando descascado e cortada em pedaços. A abóbora-moranga tem a casca bastante dura e é saborosíssima. E servida cortada em gomos e cozida com a casca.

Ou seja, da maneira que for a abobora para mim é mais que um prato é todo este sentimento que a gastronomia nos proporciona de lembranças especiais e que jamais deixo que se apague.

Agora durante todo o período da pós graduação estou tendo a oportunidade de degustar a abóbora em um restaurante lá pertinho da universidade em SC, me delicio e sempre, mas sempre mesmo como a casca em homenagem a Lusi...rsrsrs


Promessa cumprida, a foto foi tirada este final de semana no delicioso restaurante que fica na frente da universidade onde estudo.

Um comentário:

Lusiane disse...

hauhauahuahuah eu me diverti bastante!!! Mas o fato mesmo é que eu nunca mais comi abóbora caramelada do mesmo jeito (bem, continuo não comendo a casca... mas brigo feio pelo último pedaço!!! Sempre como dois pedaços, um pra mim e um pra ti! hauhauhauahua

Precisamos repetir!!!!

Beijão!!!

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...