sábado, 24 de abril de 2010

Rio Grande do Norte - A terra do sol e das delícias - Coluna Apetite

Rio Grande do Norte – A terra do sol e das delícias




Por Chef de cozinha e pesquisadora Mariana de Castro

Viajando através das minhas memórias que escolhi como a nossa próxima parada o lindo estado do Rio Grande do Norte.
Com aquelas imensas dunas na praia de Genipabu a beleza natural da região é algo de tanto esplendor que é impossível não ver a grandeza de Deus naquele lugar. O primeiro momento da chegada já é impactante, quando você anda pela via Costeira e avista aquele mar limpo e azul que chega a ser brilhante, é simplesmente sensacional.
Seja pelas dunas, pelas lagoas, pelas praias de águas límpidas, além da deliciosa cozinha cheia de frutos e frutas para todos os gostos.
Para quem ainda não esteve por lá, vale a pena conhecer a cidade de Natal capital do estado e algumas cidades lá por perto, pois quanto mais longe da orla, mais lindas e preservadas são as praias.
É comum você atravessar pequenos vilarejos onde ainda as donas de casa lavam suas roupas na beira do rio e ali colocam todas as suas notícias em dia, é um pedaço do Brasil onde seus costumes ainda se mantêm.
Seguindo nestas trilhas e estradas do estado você ainda vai encontrar viveiros imensos de camarão, além de uma extensa plantação de coqueiros, por isso custa tão barato um água de coco por lá e com aquele calor típico do nordeste vai muito bem.
Além da água de coco, a culinária é muito rica e saborosa, durante minha estadia por lá pude degustar muitas comidas, pratos e frutas saborosas.
A tapioca com coco ralado no café da manhã é um clássico nordestino, comer caju tirado do pé do maior cajueiro do mundo, na praia de Pipa se deliciar com frutas típicas da região como o Jambo, na praia de Ponta Negra onde fica o morro do Careca um dos cartões postais mais famosos do mundo se deliciar com iscas de lagostas, ostras frescas e aquele amendoim torradinho, segundo os vendedores são todos afrodisíacos. E a carne de sol com jerimum (abóbora), batata doce e macaxeira (mandioca) é umas das combinações mais perfeitas da cozinha, juntando boa companhia e o astral do povo local se torna único.
Algumas praias mais distantes o pastel de camarão cheio de recheio de ponta a ponta é um dos petiscos mais gostosos que já experimentei além da fabulosa caldeirada de frutos do mar.·Na Fortaleza dos Reis Magos você poderá ver uma das vistas mais lindas e cheia de história da cidade além de degustar um delicioso sorvete de tapioca.
À noite a pedida é um passeio pelas praias da orla central que são a dos Artistas e a do Meio, repleto de barraquinhas com guloseimas e delicias locais para quem deseja algo típico da região, destaque para os sorvetes de cajá, cupuaçu e mangaba, hummm!
Caso você não goste de comidas diferentes, a cidade oferece grandes redes de fast food e também restaurantes dos mais diversos estilos, ou seja, comer na região não será problema!
Depois de dividir um pouco deste paraíso brasileiro com vocês é que escolho uma receita para prepararmos: Carne seca com Jerimum, batata doce e macaxeira.

Abraços e até a próxima!



CARNE SECA COM JERIMUM, BATATA DOCE E MACAXEIRA

Ingredientes

800 gramas de carne de sol,
500 gramas de jerimum (abóbora) cozido,
1 kilo de macaxeira (mandioca) cozida,
1 kilo de batata doce cozida,
2 cebolas grandes picadas,
350 ml de manteiga de garrafa derretida,
Coetro e Cebolinha,
Sal a gosto

Modo de preparo

Na véspera, colocar a carne de molho em água fria,
No dia seguinte, escorrer e cortar em fatias,
Fritar na manteiga por 10 minutos, acrescentar a cebola e fritar até murchar,
Adicionar o coentro, a cebolinha picadas e o sal,
Colocar por cima do jerimum, da macaxeira e da batata doce já cozidos.

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...