domingo, 2 de maio de 2010

Pé de moleque a moda sergipana - Atendendo a pedidos de leitores do blog



Atendendo a pedidos e em especial da Cida , hoje trago a receita do Pé de moleque a moda Sergipana.

Aqui no estado de SP, pé de moleque é aquele doce feito de amendoim e açúcar, mas em Sergipe e em outros lugares do Nordeste é algo bem diferente.

Lá ele é feito de massa puba, coco ralado, cravo, sal e açúcar. Uma espécie de bolo só que assado na folha da bananeira, fica delicioso. Eu experimentei pela primeira vez em Maceió-AL feito pelas doceiras de Riacho Doce, um cantinho especial  no litoral norte.

"Os homens vão para o mar, enquanto as mulheres se revezam na produção de tapiocas, beijus, pés-de-moleque, bolos de macaxeira e milho. Andar pelas ruas estreitas do bairro é, de certa forma, “saborear”, pelo cheiro, uma infinidade de iguarias. E se você pedir licença, as portas das doceiras logo se abrirão. Nos quintais ficam as casas de farinha, cenárias que demonstram a engenhosidade do povo simples: máquinas para moer a macaxeira, o forno para assar os bolos. É impressionante ver a habilidade das mãos que raspam o coco; as mulheres que parecem não se incomodar com a quentura do forno na hora de puxar os “assados”; os pés-de-moleque, embrulhados em folhas de bananeira, “presentes” de comer"

A foto acima é o pé de moleque assado na folha de bananeira, depois deste processo, só retirar das folhas e degustar.

Segue a receita abaixo:

500 gramas de massa puba (no mercado de Sorocaba tem para venda),
200 gramas de coco ralado,
Cravo,
Sal e Açúcar a gosto.

Modo de Preparo

Misturar todos os ingredientes acima, colocar na folha de bananeira e levar ao forno.
Assar até adquirir a coloração que aparece na foto acima.


Praia de Riacho Doce - Alagoas - Brasil



Abraços a todos e agradeço a participação no nosso blog.

* Fotos Internet

2 comentários:

Unknown disse...

Olá, não sei se sou a Mesma Cida mencionada na receita de pé de moleque, mas acredito que sim, é que faz tempo que eu pedi e logo depois meu marido ficou doente e faleceu, e eu não entrei mais quase na internet pois me desgostei de cozinhar pois meu marido estava com câncer no esôfago e não podia comer. Agora já se passou algum tempo, aí fui procurar a receita e vcs haviam postado. Muito obrigada fiquei muito feliz de ter encontrado gosto muito desse doce, e quando eu morei em Aracaju- SE, sempre comprava, agora aqui em São Paulo, não encontro e estou louca para fazer. Muito obrigada, Bjs.

Unknown disse...

Olá, não sei se sou a Mesma Cida mencionada na receita de pé de moleque, mas acredito que sim, é que faz tempo que eu pedi e logo depois meu marido ficou doente e faleceu, e eu não entrei mais quase na internet pois me desgostei de cozinhar pois meu marido estava com câncer no esôfago e não podia comer. Agora já se passou algum tempo, aí fui procurar a receita e vcs haviam postado. Muito obrigada fiquei muito feliz de ter encontrado gosto muito desse doce, e quando eu morei em Aracaju- SE, sempre comprava, agora aqui em São Paulo, não encontro e estou louca para fazer. Muito obrigada, Bjs.

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...