domingo, 8 de agosto de 2010

PORPETAS A LA ADONIRAN BARBOSA - HOMENAGEM ESPECIAL


No último dia 06 comemorou-se o centenário de nascimento do grande artista Adoniran Barbosa. Confesso que fiquei muito feliz com o reconhecimento devido que a imprensa em geral deu para esta data, ele merece isso e muito mais!

Sou muito fã do Adoniran, ele faz resplandecer o lado engraçado e simpático dos paulistanos, cada vez que vou passear nas cantinas do Bexiga sinto a alegria que ele buscou em sua obra.


O nome verdadeiro de Adoniran é João Rubinato, filho de imigrantes italianos e nascido na cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, perto de Campinas.


Ele é o autor de grandes clássicos da nossa música, como Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e Iracema.Mas sem dúvida, seu maior sucesso é Trem das Onze, composta em 1951 e imortalizada na gravação do grupo paulistano Demônios da Garoa.

A gastronomia sempre fez parte e você pode conferir nas letras de Torresmo a Milanesa e Chum Chim Chum já postada aqui no blog.

No ano passado precisei fazer um trabalho para o meu curso de pós sobre harmonização de alimentos e vinhos, então escolhi um prato muito apreciado aqui em casa que são as porpetas (almondegas de carne) e batizei o prato com o nome: "Porpetas A la Adoniran Barbosa" em homenagem ao meu querido artista.


Veja uma parte do trabalho e esta deliciosa dica de receita:

Unindo três artes que aprecio: música, gastronomia e enologia é que escolhi o prato a ser degustado hoje, porpetas a La Adoniran Barbosa.

Conhecida também como almôndegas, a porpeta ou polpeta é um prato típico italiano feito com carne, peixe, frango e assim por diante, podendo ser seu preparo frito cozido ou assado, servida com molho ou acompanhando outro prato o qual foi feito aqui.
O nome é de autoria própria em homenagem ao grande sambista e poeta paulistano Adoniran Barbosa, o mesmo não foi um chef famoso ou algo parecido relacionado à gastronomia, o mais perto que chegou foi ser entregador de marmitas do Hotel Central em São Paulo.
Mas sempre associo Adoniran aos imigrantes italianos vindos para cá, as cantinas do Bixiga, o povo alegre se confraternizando, enfim boa comida, boa música e bom vinho.
Acreditando nos elos, sejam afetivos, sociais, profissionais que a gastronomia nos proporciona, neste primeiro trabalho de harmonização entre alimentos e vinhos, optei por um prato simples e muito apreciado pelos familiares e amigos aqui da minha região e seguindo o pensamento inicial que a arte de uma degustação complexa seria precipitada, já que há pouco tempo venho desenvolvendo e buscando aprimoramento e estudos técnicos necessários, me coloco de maneira honesta e objetiva na realização desta tarefa.



RECEITA DE "PORPETAS A LA ADONIRAN BARBOSA"

INGREDIENTES

1kg de carne moída,
2 cebolas pequenas processadas,
2 dentes de alho,
2 Ovos,
Cheiro Verde pica do QB,
1/2 xícara de queijo parmesão ralado,
Sal e pimenta a gosto,
1 xícara de Farinha de trigo (até dar liga),
250 gramas de Mortadela cortada em cubos,
100 gramas de Uva passas,
Molho de tomate da sua preferência.

MODO DE PREPARO

1. Em um recipiente misturar: carne moída, cebola, alho, ovos, cheiro verde, queijo, temperos e ir acrescentando a farinha de trigo até dar liga,
2. Enrolar em bolinhas e colocar como recheio a mortadela e a uva passa,
3. Empanar com farinha de trigo e fritar em pouco azeite até dourar os dois lados,
4. Acrescentar o molho de tomate e deixar cozinhar.

Sugestão: Servir com uma massa da sua preferência e um vinho Merlot.

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...