sábado, 29 de maio de 2010

Folha de Votorantim - Especial Festa Junina - Coluna Apetite

* Foto internet


Especial Festa Junina – Quentão & Vinho Quente



Por chef de cozinha e pesquisadora Mariana de Castro
________________________________________________


Amigo leitor da nossa coluna está chegando o mês de junho e com ele as festas juninas.

Nós votorantinenses podemos nos orgulhar, pois a nossa festa é uma das melhores do Brasil e maiores do estado de São Paulo e mais do que isso é um ato de solidariedade para as entidades que aqui temos.
Segundo informações existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo à dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Durante todo o mês de junho estarei escrevendo sobre festas juninas e trazendo pratos e bebidas relacionados a esta festividade.

Hoje selecionei duas receitas que não podem faltar: Quentão e o Vinho Quente, semana que vem terá mais deliciam juninas para vocês

Abraços a todos e até a próxima.



Quentão

Ingredientes:
1 600 ml de cachaça;
600 ml de água;
Cascas de duas laranjas;
Casca de um limão;
50 gramas de gengibre em pedaços pequenos;
Cravo da Índia a gosto;
Canela a pau a gosto;
1 maça cortada em pedaços pequenos.

Modo de preparo:
Em uma panela grande coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela.
Quando o açúcar estiver derretendo adicione a cachaça e a água, deixando cozinhar por mais ou menos 25 minutos em fogo médio.
Filtre e coloque os pedacinhos de maça. Mantenha em fogo baixo após o preparo.


VINHO QUENTE

Ingredientes:
1 copo de açúcar;
Canela em rama;
Cravo;
1 L de vinho tinto seco;
1/2 L de água;
1/2 maça (verde ou vermelha) descascada e cortada em fatias.

Modo de preparo:
Queime a metade do açúcar junto com o cravo e a canela. Acrescente o vinho, já misturado com a quantidade de água. Coloque a maça e o que sobrou do açúcar. Deixe cozinhar um pouco e sirva bem quente.

Nenhum comentário:

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...