sábado, 7 de agosto de 2010

Feliz Dia dos Pais - Para o meu, o seu..os nossos pais

Meu pai se chama Francisco e assim como eu tem uma personalidade muito forte.
Tem um ditado que diz "Água e óleo não se misturam", pois é, nós somos óleo com óleo e juntos formamos uma mistura explosiva.
Desde criança lembro do meu pai que jogava futebol ao sábados e nos levava juntos para nadarmos na piscina do clube que eramos sócios.
Confesso que era fabuloso, sempre quando chegavamos ele avisava o dono da cantina que eu e meus dois irmãos Saulo (mais velho) e Glauco (mais novo) poderíamos pegar o que quisessemos e depois ele acertava a conta antes de irmos embora.
Era uma festa: um mergulho e uma coxinha, mais outro mergulho e uma gini (para quem não sabe é um refrigerante de limão daqui do interior de SP), mais um pouco de piscina e mais chips e assim por diante.
Que delícia era tudo aquilo, sem contar que quando ele saia do jogo de futebol ia para a sauna e nós iamos junto...que calorzão gostoso e o cheirão de eucalipto..era de deixar qualquer criança alucinada.

Nesta foto acima eu tinha 1 ano e junto comigo está meu irmão Saulo...Glauco ainda era projeto a ser construído e este homem lindo é meu pai...o Chico..Chiquinho...Bico... e assim por diante.
Um detalhe interessante é que ele sempre gostou de fazer churrascos e não é gaúcho (espanhol legítimo), o que me chama atenção é quanto a sua forma no preparo, ele se suja inteiro de carvão, se não for assim não tem graça.
Com ele aprendi que viajar desde criança é uma delícia, certa vez fomos a Argentina e o Paraguai no auge daquelas canetas de 10 cores, estojos eletrônicos e que era proibido trazer maçãs para o Brasil.. Que aventura!!!
Encontramos um lugar que vendia pastel de carne de bufala com refrigerante Simba de Abacaxi, nem precisa dizer o tamanho do consumo, só eu comi mais de 10 pastéis..fora o restante da família..Aquele dia a tiazinha dona do négocio com certeza fechou mais cedo por falta de matéria prima...rssrsrsrs
No ano de 1986 estava acontecendo a copa do México  e o MC Donald´s dava de brinde para quem comprava algo um Chapéu Mexicano , lindo com aquelas abas enormes, amarelo com vermelho.
Porém, nesta época nem se tinha idéia do que era MC Donald´s aqui na região...Assim foi ele pra São Paulo capital comprar 3 unidades do chapéu para nós...nem preciso dizer que arrasei no dia seguinte na escola deixando todo mundo com inveja...haahahaahha
Ah! Só para constar, a primeira Mountain Bike da cidade foi minha também...era uma marca italiana que ele mandou vir especialmente para mim.
Sempre passavamos uma temporada na colônia de férias aqui no litoral paulista, como criança não podia ficar manuseando dinheiro ele pegava e trocava as notas por pequenas moedas que juntas formavam uma pulseira, um colar dependendo da quantidade e podiamos circular livremente pelo recinto fechado do local.
Que poder de compra! Gastava tudo em comida, era uma delícia, tirava umas moedinhas dava para a tia do caixa e até tinha o prazer de se sentir adulto com tanto din din.
Meu pai sempre foi muito mão aberta, nunca regulou nada, sempre nos tratou de maneira igual e honesta. Nunca acreditamos em papai noel, ele e minha mãe nos levava a loja para escolher os presentes, desenhavamos por todas as paredes da casa e nunca nos repreendeu por isso, seu papel de pai cumpriu até quando precisamos dele.
Os gostos do meu pai se mantém: gibi tex, martini, cerveja, linguiça, Corinthians, filme de ação e como gosta de frango... olha, confesso que é admirável.
Dele herdei os traços genéticos, é muito comum eu ouvir: Nossa, você é a cara do seu pai...Daí penso, graças a Deus...pior se fosse do vizinho (com todo o respeito a minha mãe), além do amor fora do normal por doces de coco... prestígio é nossa perdição..e leite em pó com coco também.
Ele sempre procurou nos dar uma vida tranquila até o momento que foi permitido e quando não mais, nos deu a oportunidade de moldar o nosso caráter e sermos as pessoas de hoje.
TE AMAMOS PAI IMENSAMENTE E MUITO OBRIGADA POR TUDO.
Beijos
Mare, Saulo e Glauco

5 comentários:

Thiago Ribeiro disse...

Quando não era o licoroso, era o eucalipto, né, Mariana?! rs

Anônimo disse...

Tenho muito orgulho do nosso querido pai. Se realmente é verdade que já estivemos na presença de Deus antes de virmos a este mundo colocando diante D´Ele nossas escolhas na Terra, então creio eu que fiz uma ótima escolha. Queridos, amo todos vcs. Feliz Dia dos Pais! Saulo.

Chef Mariana de Castro disse...

Hhahahahaha, Thi isso ainda é só um pedaço dos vícios....beijos
Te amo

Chef Mariana de Castro disse...

Saulo irmão querido!
Com certeza nossa escolha foi corretíssima.
beijos e te amo
Mare

Charlene disse...

Adorei...fiquei imaginando vc de mexicana e toda poderosa passeando de mountain bike..kkkk:)
Felicidades para toda a família.bjs:)

6º Caderno de Receitas do Açúcar União - ano 1967

  Hoje selecionei uma pequena relíquia da minha coleção para compartilhar com vocês. Este é o 6º Caderno de Receitas do Açúcar União publica...